Na superfície: fotografia e arquitectura

 

 

A Conferência Internacional “Na Superfície: Fotografia e Arquitectura – já teve quato edições anteriores: 2010, 2012, 2014 and 2016.

As edições anteriores provaram ser um importante fórum de debate e reflexão sobre fotografia e arquitetura, cujo trabalho pode ser acedido através de várias plataformas na internet como www.nasuperficie.ccre -online.com e em publicações da scopio Editions como scopio magazine ou o catálogo Na Superfície : Imagens de Espaço Público e Arquitetura em Debate.

O projecto scopio já tinha integrado e dado apoio às duas Conferências precedentes e no presente existe uma integração mais consolidada entre o editorial  scopio e o ciclo de conferências Na Superfície : Fotografia e Arquitetura. Assim, a quarta-edição desta conferência teve como sub- título Atravessando Fronteiras, Deslocando limites, que também é o tema principal para o novo ciclo de scopio magazine e o primeiro número da revista com peer review scopio Sophia.

NA SUPERFÍCIE : Fotografia e Arquitetura tem como objetivo promover uma análise crítica global em volta do tema Atravessando Fronteiras, Deslocando Limites, explorando de que forma a imagem é um meio que, por um lado, consegue atravessar fronteiras e deslocar os limites entre diferentes problemáticas e áreas disciplinares onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa. Por outro lado, perceber de que forma a imagem e fotografia são utilizados ​​como instrumentos críticos e inquisitivos para entender como a arquitetura se transforma, como é que reflete as diferentes identidades e universos culturais muitas vezes híbridos. Interessa estudar e explorar todas estas questões relativamente a muitos países, regiões ou lugares, bem como a forma como tudo isso interage e afeta as nossas cidades.

Acreditamos que estas conferências vão ajudar a promover a reflexão e percepção sobre Fotografia Documental e Artística no que diz respeito à sua concepção como um instrumento para questionar o universo da Arquitetura, Cidade e Território. Isso também significa uma compreensão abrangente sobre o mundo da Arquitetura, como uma prática e disciplina que opera, por um lado, no espaço real, influenciando a nossa experiência perceptiva e explorando novos códigos e formas espaciais e, por outro lado, que opera dentro de sistemas maiores: sócio- cultural , técnico, político e histórico.

 

[VOLTAR]