Plataforma AAI2LAB

 

 

Esta plataforma digital dará aos estudantes os meios para organizar informação visual num sistema georeferenciado com vários layers temporais, permitindo utilizar os materiais produzidos ao longo do módulo em interação com outros estudantes, investigadores e o público em geral. A plataforma proposta irá providenciar outros serviços e mais-valias para além destas valências de comunicação e organização, oferecendo cursos de “blended learning”, “e-learning” e serviços editoriais em suporte analógico e digital, dando a possibilidade aos autores de adotar estratégias de “crowdfunding”. Espera-se que a comunicação e disseminação de estudos de investigação do AAi2Lab através desta plataforma possa gerar associações sinergéticas multidisciplinares entre estudantes, investigadores e instituições culturais, tanto a nível de autorias individuais como colectivas relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem. As ferramentas oferecidas por esta plataforma permitirá aos estudantes gerir todo o processo de concepção, desenvolvimento e implementação de projectos fotográficos num ambiente virtual de aprendizagem em rede colaborativa.

Este plataforma online irá permitir organizar imagens através de um algoritmo que permite a inserção de dados visuais num sistema georreferenciado com vários layers temporais, permitindo assim fazer reconstituições diacrónicas de paisagens selecionadas, recorrendo a várias técnicas, desde a recolha de imagens de arquivo a manipulações de fotografias atuais, ou também a colagem de vários registos. O desenvolvimento do potencial desta tecnologia pretende não só explorar o seu carácter inovador, mas pretende também ensaiar uma ferramenta com efeitos disruptivos na organização massiva de dados visuais, que poderá ser posteriormente desenvolvida a nível global na plataforma do Google Earth (GE), resultando num produto concreto da investigação com potencial de desenvolvimento local, regional e global. Note-se que o GE já faz algo de semelhante com imagens satélite, mas aquilo que este projecto propõe é estender a mesma lógica na ferramenta  Street View do GE, onde são agregados registos fotográficos comuns (vistas e percursos). É interessante também notar que o GE já permite a inserção de fotografias pelos utentes, mas estas ainda não surgem relacionadas com a ferramenta Street View. A novidade que se avança neste projeto consiste na possibilidade de visualização do antes e depois de registos paisagísticos em vistas seleccionadas, através do algoritmo que define, em relação a cada imagem inserida, o ponto de observação, o vetor 3D (perspectiva/ângulo) e o momento (data) do registo fotográfico. Antevê-se que o desenvolvimento desta ferramenta poderá servir como um repositório organizado de todos os registos visuais passados, presentes e futuros de qualquer localização, configurando um “atlas” visual dinâmico alimentado pelo utentes.

O desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada móvel concebido especificamente para o arquivo digital proposto permitirá aceder através de dispositivos móveis aos materiais gerados pelo projeto, permitindo aos usuários explorar a evolução de um determinado lugar in loco. Os usuários, apontando seus dispositivos móveis para o entorno poderão observar no dispositivo móvel imagens, relacionadas com o local onde estão, sobrepostas e corretamente alinhadas com a visão do mundo real. Este aplicativo móvel permitirá viajar no tempo, dando aos usuários a possibilidade de escolher o período de tempo que eles querem explorar e voltar e progredir no tempo para ver as mudanças na paisagem desse local. As metodologias de organização de dados visuais permitirão assim visualizar as transformações do território através da plataforma web que será criada para o efeito, onde as imagens exibidas poderão variar em função da localização do utilizador, do ponto de vista do dispositivo móvel e do período de tempo escolhido.

 

[VOLTAR]