Scopio editions

 

O universo de interesse da scopio Editons_ é, em termos gerais, o da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e, em termos específicos, o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. Neste contexto, a Arquitectura é entendida de uma forma abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.

A scopio Editons tem uma linha editorial com uma estrutura dinâmica constituída por publicações periódicas e não periódicas com o objectivo de difundir diversos trabalhos e autores que utilizam ou investigam o universo da Arquitectura, Arte e Imagem de uma forma critica, exploratória e inovadora, com especial incidência na Fotografia Documental e Artística, relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Este projecto nasce de uma parceria entre a Associação Cultural Cityscopio relacionada com eventos culturais de relevo na área da Arquitectura, Arte e Imagem e o grupo de investigação CCRE (Centro de Comunicação e Representação Espacial) integrado no Centro de I&D da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto chamado CEAU (Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo).  A responsabilidade editorial é assim partilhada pelo editorial and advisory board constituída por membros do grupo CCRE/FAUP e a Direcção Artística pela Associação Cultural.

A scopio Editons tem como origem o projecto editorial scopio magazine, uma publicação periódica da exclusiva responsabilidade do editorial and Advisory board CCRE. Este projecto editorial foi evoluindo para uma ideia de socopio Editora com publicações não periódicas, capaz de acolher contribuições externas e independentes que divulgam e exploram as temáticas de interesse através de diferentes perspectivas sob a forma de colecção ou livro de autor.

Isto significa, uma Editora interessada em publicar temáticas e projectos onde o universo da Imagem está presente de forma significativa, acreditando que este integra o desenho e a fotografia, bem como uma série de outras expressões que se entrelaçam com a memória e direccionam o desígnio do criador e que permitem ampliar uma prática de Arquitetura ou Teoria como instrumentos do pensamento e imaginação.

Por outro lado, em termos específicos, interessa-nos difundir diversos trabalhos e autores que reflectem e investigam ,através da imagem de fotografia, e de forma critica, exploratória e inovadora as temáticas da arquitectura, cidade e território. Interessam-nos autores capazes de desenvolver projectos teóricos e práticos relacionados com estas temáticas, tendo um entendimento abrangente sobre arquitectura, como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios sócio-económico, político, histórico e técnico, bem como entender a cidade como um organismo vivo, um espaço rico e multifacetado caracterizado por diversas vivências e programas, que são o reflexo do conhecimento, convicções, valores e costumes que caracterizam diferentes sociedades.

A scopio  Editons tem como suporte tecnológico a plataforma de divulgação e comunicação chamada scopio Network. Esta plataforma independente é um espaço autónomo, mas ligado à scopio Editons e foi criada em parceria com a Associação Cultural Cityscopio e o grupo CCRE. O objectivo da plataforma é  divulgar e promover autores e projectos, dentro e fora do universo académico, que desenvolvam trabalho e investigação nestas temáticas, criando sinergias e interligando de forma dinâmica as várias contribuições nesta área.

A scopio Editons conta já com mais de 30 publicações periódicas e não periódicas, com diversos autores nacionais e internacionais, das quais se destacam ainda 2017 / 2018:

– Lançamento de diversos volumes do 2º número da scopio internacional photography magazine;

– Divulgação de 2º número de Sophia;

– Publicação do primeiro livro da colecção Dueto/Duelo II – Paolo Rosselli e Pedro Gadanho – Fotografias de Paolo Rosselli – das obras referentes a conferências AAI – “Duelo/Dueto”

Pedro Gadanho e Paolo Rosselli
Eduardo Souto de Moura e Rui Chafes
Fernanda Fragateiro e Manuel Aires Mateus
Valerio Olgiati e Bas Princen
e continuação de trabalho de edição e concepção dos restantes livros da colecção nomeadamente a publicação das Actas e Conteúdos das Conferências Internacionais Na Superfície: Fotografia e Arquitectura;

Para além destas publicações, a continuação do desenvolvimento de diversos conteúdos pertencentes ao universo da investigação do AAi2Lab em Arquitectura, Arte e Imagem  permitirá publicar os resultados destes estudos com a chancela scopio Editions.

 

[VOLTAR]